Promotor
Câmara Municipal de Matosinhos
Breve Introdução
Sobre os Três Tristes Tigres:
Os Três Tristes Tigres (TTT) surgiram em 1990, a partir das colaborações informais entre Ana Deus e Regina Guimarães, criando colagens sonoras e canções que levaram ao primeiro disco, Partes Sensíveis (1993). Os primeiros concertos tinham um estilo de cabaré pop, misturando poesia e irreverência.
A entrada de Alexandre Soares aprofundou o projeto e originou os álbuns Guia Espiritual (1996) — premiado como “Disco do Ano” — e Comum (1998), além da compilação Visita de Estudo (2001). Paralelamente, o grupo criou performances e músicas para cinema.
Após um reencontro em 2017 para tocar Guia Espiritual, os TTT regressaram aos álbuns com Mínima Luz (2020). O novo disco, Arca, está previsto para 2025.
Ana Deus e Alexandre Soares continuam a colaborar em projetos de cinema, teatro e dança, destacando-se ainda o coletivo Osso Vaidoso, com dois discos marcados pela poesia e pela instrumentação minimalista
Sinopse
Sobre Arca:
No novo disco, do qual já foram dados a conhecer os temas Animália, Exodus (com A garota não) e Água, os Três Tristes Tigres enviam cartas de amor ao mundo. Entre semelhanças e diferenças a consciência de que tudo está inscrito em cada um e de que o todo é parte do pormenor. Canções sobre migrações e turbulências animadas pelo desejo de contágios amorosos.
As letras deste novo disco, editado – em vinil (pré-encomendas aqui), CD e digitalmente – pela Omnichord, com o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores e da Fundação GDA, continuam na sua maioria escritas pela poeta Regina Guimarães e as músicas são assinadas por Alexandre Soares e Ana Deus.
Design da capa por Catarina Coelho, com letras de Hilda Reis.
Ficha Artística
Ficha Técnica:
Letras por Regina Guimarães, à excepção de “Ninguém é uma ilha” (poema de John Donne, versão em português de Regina Guimarães) e “Universalidade” (excerto do poema “Universalidade” de Miguel Torga).
Música por Alexandre Soares e Ana Deus | Ana Deus – Voz | Alexandre Soares – Guitarras, Sintetizadores, Percussão Electrónica, Electrónica | Rui Martelo – Baixo; Vozes em “A Guerra” | Fred Ferreira – Percussão em “Ninguem é uma ilha” e “Animália” e Percussão Electrónica em “Água” | Clara Saleiro – Flauta em “Água” | Pedro Oliveira – Percussão e Electrónica em “Terra Prometida” | A garota não – Voz em “Exodus”.
Gravação e mistura no estúdio Sonoscopia por Alexandre Soares e no estúdio Gritos por Álvaro Ramos | Mastering por Miguel Pinheiro Marques | Produção por Três Tristes Tigres.
Capa: Colagem analógica de Hilda Reis / Design gráfico de Catarina Coelho.
Informações Adicionais
A aquisição de um bilhete para um espetáculo no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery?permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro.
Preços
Preço Inteiro - 12.50€
Grupos = 10 - 20% sobre o valor de preço inteiro
Pessoa com deficiência – 50% sobre o valor de preço inteiro
Estudantes universitários ao abrigo do Protocolo “Corredor Cultural” * – 50% sobre o valor de preço inteiro
* mediante a apresentação de cartão de estudante.
Isenções
Acompanhante de pessoa com deficiência (1 acompanhante)**
Jornalistas em serviço
**Para adquirir convite de acompanhante de pessoa com deficiência, por favor envie um email para [email protected]?? ou contacte o 229 392?320